domingo, 20 de dezembro de 2009

É Natal...

Pois é...Chegámos ao Natal...E como actividade para este período vamos pesquisar a origem da palavra Natal.

Aguardo as vossas colaborações e desejo um Feliz Natal a todo o grupo:)

2 comentários:

  1. Do latim 'natális', derivada do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', significando nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas românicas - italiano 'natale', francês 'noël', catalão 'nadal', espanhol 'natal'( navidad de J.C), português 'natal'.

    Em inglês, a palavra que designa o Natal - 'Christmas' - provém das palavras latinas 'Cristes maesse', significando em inglês 'Christ's Mass", missa de Cristo. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C.

    De 'natális' deriva também 'natureza', o somatório das forças ativas em todo o universo.

    ResponderExcluir
  2. Para completar apenas referir que já no Império Romano o dia 25 de Dezembro era comemorado como uma festa que marcava períodos solares...O Cristianismo associou o NATAL ao nascimento de Cristo de forma a suplantar a festividade pagã.

    ResponderExcluir